Palmas, a caçula das capitais

Palmas, a caçula das capitais

Palmas é a capital e também a maior cidade de Tocantins, localizada no centro do estado. Boa parte do território se encontra em uma planície entre as Serras do Carmo, a do Lajeado e o lago represado do Rio Tocantins. 

Por ser a mais nova capital dos estados, Palmas não é um destino turístico tão procurado. O município caracteriza-se também por ter a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do norte brasileiro.


História

Tocantins antes de ser um estado brasileiro, era parte do território do estado de Goiás, e apenas com a Constituição de 1988 que houve o desmembramento de Tocantins. A partir daí, a cidade de Palmas começou a surgir. 

Em 1989 a Assembleia autorizou o então governador Siqueira Campos a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela para a criação da nova capital do estado idealizada pelo mesmo. 

Após implementada a ação de criação do município, mais de 10 mil habitantes se reuniram para a construção da cidade totalmente planejada.

Hoje em dia o desenvolvimento de Palmas fez com que se tornasse uma cidade-polo, cuja influência socioeconômica abrange, além de todo o estado do Tocantins, o sudeste do Pará, o nordeste do Mato Grosso e do sul do Maranhão.


Mobilidade 

Em questão de mobilidade a capital possuí fácil acesso! De forma geral, Palmas tem em torno de 10 rodovias que atravessam o município. 

Existe também quatro sistemas operacionais coletivos e seis terminais de integração que levam nomes indígenas.

Destes terminais partem todas as linhas de transporte coletivo da cidade, sendo que a linha que interliga todos eles recebe o nome de Eixão.


Lazer 

  • Ilha da Canela

A ilha da canela está localizada há poucos minutos de barco da Praia Graciosa e é muito indicada para passar uma tarde tranquila e ver o por do sol na volta do barco.

Em média é cobrado 30 reais para o transporte aquático. 


  • Praça dos Girassóis

A praça dos Girassóis é simplesmente a segunda maior praça do mundo e onde está localizado os prédios-sede dos poderes públicos do estado do Tocantins, além de monumentos, o Memorial de Luís Carlos Prestes e o centro geodésico do Brasil – ponto central do país.

Durante a noite, há um espetáculo de luzes na fonte central, deixando o lugar mais belo do que é naturalmente.


  • Deserto do Jalapão

O Jalapão não é na cidade, mas sim há 300km, e se tornou febre nos últimos tempos, por sua beleza natural.

O deserto abriga três tipos de vegetação: o cerrado, a savana e o deserto. É um verdadeiro paraíso das cachoeiras, trilhas e águas claras. 


Mercado Imobiliário 


Com seu disparado crescimento econômico, Palmas obteve grande alta, de 30%, no mercado imobiliário nos últimos anos.

O preço do metro quadrado varia de 2.500 a 5mil reais, de acordo com a planta de valores da Prefeitura de Palmas. 

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.