Blog da Leardi

Tabela Price e SAC: entenda a diferença e as vantagens de cada uma

  • 03/03/2023

Sabemos que sair do aluguel e conquistar a casa própria, na maior parte das vezes, é bem complexo e exige bastante planejamento. Sabemos também, que na maioria das vezes, o financiamento imobiliário pode ser a melhor solução.

E a Tabela Price (sistema francês de amortização) e Tabela SAC (sistema de amortização constante), são os dois métodos mais famosos e utilizados em amortizações (processo de pagamento gradual) de um empréstimo ou financiamento.

A amortização, tanto na Tabela SAC quanto na Tabela Price, é usada para pagar a dívida gradualmente, mas as metodologias são diferentes, já que a Tabela SAC prioriza manter a parcela constante, enquanto a Tabela Price se concentra em análise de preço e margem de contribuição.

A escolha do método ideal irá depender muito da realidade financeira, objetivos e necessidades do comprador. Ambas as tabelas podem ser usadas para calcular o preço do imóvel, mas elas utilizam abordagens diferentes para chegar a esse valor.

A Tabela Price corta boa parte dos juros quando se paga adiantado. Então, se você pretende realizar amortizações, você não usará o prazo completo do financiamento, logo é a melhor escolha.

Mas se você pretende ir com o financiamento até o final das prestações sem adiantá-las, o SAC é a opção ideal.

O melhor é estudar as diferenças de cada tabela e encontrar forma que cabe no seu bolso, e vá de encontro com as suas necessidades.


A principal diferença entre os dois modos está no valor de cada prestação e isso afeta até mesmo na quantia total de juros.


Veja outras diferenças:



Vantagens:

Tabela SAC – O valor das parcelas é decrescente, ou seja, conforme o tempo passa, você paga menos a cada mês.

Os juros são menores se for considerado o período todo, visto que a amortização da dívida é maior.

Em geral, os bancos tendem a preferir a metodologia SAC sobre a Price.


Tabela Price - O pagamento das parcelas é menor no começo do período. Assim, o tomador de crédito pode usar essa diferença para investir o dinheiro e receber um retorno sobre ele.

Taxa fixa, fazendo com que as oscilações econômicas – como alta de juros, recessão e outras questões – afetam menos a parcela.

Geralmente, é possível oferecer prazos maiores para o pagamento do financiamento, o que é perfeito para quem não tem muito dinheiro guardado para comprar a casa própria.


Desvantagens:

Tabela SAC - O valor dos juros é mais elevado no início do financiamento, o que significa que o pagamento inicial é maior.

Pode ser difícil para algumas pessoas arcar com o pagamento inicial mais elevado.

A maioria dos bancos não costuma aprovar parcelas que comprometam mais de 30% da renda familiar do cliente, o que ocorre muito na Tabela SAC.


Tabela Price - Mesmo que as parcelas sejam fixas, o prazo mais longo pode apresentar riscos para o comprador, que pode não ter o valor para finalizar o pagamento.

Como o saldo devedor é abatido de forma mais lenta, demora um pouco mais para efetuar a amortização.


Como calcular ambas:

A Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Tabela Price (Preço de Venda) utilizam diferentes métodos para calcular a amortização.


Tabela Price:

A fórmula para calcular a amortização na Tabela Price é diferente, ela é calculada pela diferença entre o preço de venda e o custo variável, ou seja:

Amortização = Preço de Venda – Custo Variável.

Tabela SAC:

A fórmula para calcular a amortização mensal na Tabela SAC é a seguinte:

Amortização Mensal = (Saldo Devedor Inicial * Taxa de Juros Mensal) / (1 – (1 + Taxa de Juros Mensal) ^-número de períodos).


* As fórmulas de amortização apresentadas são gerais, podem haver variações.


É muito importante entender todas as variáveis em torno dos valores das prestações, das taxas de juros, dos impostos e, também, os prazos de pagamento. E analisando todas as informações e adaptando para o seu contexto, qual dos métodos você achou mais fascinante?


Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram. @paulorobertoleardi 




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail